No dia 01/04/1976, o Joinville Esporte Clube disputou um jogo-treino contra a SER Tigre (Sociedade Esportiva e Recreativa Tigre), no estádio João Hansen Junior, que fica na reacreativa da empresa Tigre.
O jogo-treino contra a Tigre, um clube do futebol amador da cidade, fazia parte dos últimos preparativos para estrear no campeonato estadual daquele ano.
Com um gol do jogador e também preparador físico da equipe Paulo César Ávila, o JEC venceu por 1 a 0.
Participaram também pelo JEC, ainda em fase de testes, o goleiro Rubens e o atacante Osvaldo. Dias depois, Rubens foi contratado como terceiro goleiro da equipe e Osvaldo acabou sendo dispensado.
A equipe foi comandada pelo supervisor João Lima e Floreal Garro, um treinador argentino que veio para ser o técnico do JEC, mas acabou não acertando com o clube. Alcino Simas ocuparia a vaga de técnico dias depois.
Confira as matérias sobre o jogo publicadas nos jornais impressos da época:
. |
Jornal A Notícia 01e02/04/1976 |
. |
. |
Jornal de Joinville 02/04/1976 |
. |
Lá , uma vez outra em roda de conversa com amigos sobre o passado do JEC ; levanto assuntos quase exóticos sobre o tricolor. Muitos duvidam do que falo e, até fazem chacotas sobre o que eu desenterro dos idos do JEC.
Sobre Floreal Garro , poucos , poucos mesmos lembram do Argentino ; o qual um dia falei sobre ele numa roda de amigos , me chamaram de maluco ; que este nome nunca apareceu no JEC.
Inclusive lembro o nome de alguns jogadores como por exemplo:
Neia … Anselmo Pizollo / Linha ….. Natalino Passarela ( este , quando criança era entregador de leite em Tubarão ) Tonho …. Antonio Martes da Luz ( Irmão do Otacílio Nicolau da Luz o Rebatex) ex- camisa 9 do Galo da Zona Norte ) Ambos naturais de São Chico. Lembrando , eu e minha mulher por bom tempo, decoramos o uniforme do tricolor , como também confeccionamos faixas de campeão , flâmulas , bandeiras etc. para o tricolor. Inclusive a reforma do primeiro escudo ; nesta reforma adicionei as palavras Joinville E.C. e Santa Catarina ; como também os dois círculos , Vermelho interno e Preto externo / sobre o escudo foram estampados na camisa as estrelas representando os títulos. Quando chegou o 10° título , com o aval do Sr. Valdomiros Schutzler , criamos uma estrela com o número 10 bem no meio da estrela. Este é meu breve relato sobre o tricolor
Interessante sua história, Amauri. Então era você que fazia a alterações no escudo do JEC.
Parabéns pelo Relato Amauri. Muito bem lembrado sobre o Treinador Floreal Garro.
Adoraria saber mais sobre estas histórias da época que você decorava o uniforme tricolor, tem alguma forma de contato? Obrigado!