No início da temporada de 1976, Caxias e América disputaram a última competição oficial antes da fusão que deu origem ao JEC.
Era o Torneio Camilo Mussi, que além de América e Caxias de Joinville, também contava com a participação de Palmeiras de Blumenau e o Juventus de Rio do Sul.
As quatro equipes participantes se enfrentavam em turno e returno, e a equipe com a melhor campanha seria a campeã.
O curioso é que mesmo após oficializada a fusão entre Caxias e América que deu origem ao JEC, em 29/01/1976, as equipes de Caxias e América continuaram as disputas do Torneio Camilo Mussi, e inclusive, se enfrentaram no dia 11/02/1976, no jogo que ficou conhecido na época como o Clássico do Adeus e que terminou empatado em 1 a 1 no Ernestão.
Na última rodada do torneio, o Caxias empatou com o Palmeiras em 1 a 1 no Ernestão. Caso tivesse vencido, teria sido campeão do torneio sem depender do outro jogo da rodada. Assim, para ser campeão, o Caxias ficou dependendo de um empate ou vitória do rival América sobre o Juventus de Rio do Sul, na partida que aconteceria três dias depois.
O América, que apenas cumpria tabela na última rodada, foi a Rio do Sul para enfrentar o Juventus local. Aos 35 minutos do segundo tempo, quando a partida estava empatada em 1 a 1, o árbitro anotou um pênalti para o Juventus de Rio do Sul. Não concordando com a penalidade e após muitos protestos, o América tirou o time de campo antes do final do jogo e sem permitir a cobrança do pênalti.
Então, o Juventus de Rio do Sul foi considerado vencedor da partida e conquistou o título do Torneio Camilo Mussi. E após o torneio, Caxias e América encerraram suas atividades no futebol profissional, cedendo seus jogadores e dando lugar ao Joinville Esporte Clube.